Pesquisa Operacional

Ementa:

Programação linear. Programação inteira. Técnicas baseadas em grafos. Teoria de jogos.

Aptidões:

Identificar as características de problemas de otimização. Reconhecer as características de problemas envolvendo racionalização. Representar sistemas com restrições. Indicar o uso da abordagem dual em sistemas genéricos. Reconhecer as principais características de programação linear. Identificar as premissas de uso de programação inteira. Reconhecer as situações de aplicação de técnicas em grafos. Definir a aplicabilidade de teoria dos jogos. Utilizar programas de programação linear e inteira. Utilizar programas baseados em grafos. Implementar programas baseados na teoria de jogos. Exemplificar problemas e solução envolvendo programação linear. Situar problemas envolvendo programação inteira.

Temas de Estudo:

Programação linear: conjuntos convexos, variáveis de folga e excesso, método simplex, dualidade. Programação inteira: algoritmo de corte, algoritmo de transporte, modelo de designação, problemas de transbordo. Técnicas baseadas em grafos: coloração, caminhos de Euler, matriz de adjacência. Teoria de jogos: jogos estáveis e instáveis, solução por programação linear.

Metodologia:

- Procedimentos do professor: Apresentar o conteúdo conceitual e prático a respeito dos temas de estudo, estimulando a participação dos alunos por meio de técnicas pedagógicas adequadas. Apresentar o plano de trabalho aos alunos, ressaltando a relação entre os temas a serem abordados e as atividades a serem desenvolvidas. Contextualizar os temas propostos, situando o âmbito de aplicação e os limites das técnicas propostas. Definir situações-problema ilustrativas dos métodos e conceitos constantes do programa de aprendizagem. Apresentar soluções parciais das questões e problemas propostos. Acompanhar e controlar as atividades estabelecidas.

- Atividades dos alunos: Participar ativa e integralmente das atividades (aulas, debates, apresentações, exercícios etc.) propostos pelo professor, esclarecendo dúvidas e apresentando questões para discussão, utilizando a base teórica fornecida pelo programa de aprendizagem. Efetuar a leitura crítica e reflexiva dos textos propostos. Buscar a compreensão dos métodos de raciocínio e conceitos utilizados para as discussões, análises, soluções de questões e problemas. Efetuar as pesquisas necessárias para resolver as questões apresentadas. Participar das avaliações com preparo e honestidade. Responder aos questionamentos diretos que lhe forem solicitados. Buscar, de modo independente, novos conhecimentos relacionados ao programa de atividades por meio de pesquisas acerca de temas sugeridos pelo professor.

Procedimentos de Avaliação:

Prova escrita. Trabalhos em laboratório (sobre situações-problema).

Bibliografia:

  1. Básica:

    • ARENALES, M.; ARMENTANO, V.; MORABITO, R.; YANASSE, H. Pesquisa operacional para cursos de engenharia. Editora Campus, 2007.
    • LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa operacional na tomada de decisões. 3. ed.; Editora Campus, 2006. 408p.
    • EHRLICH, P. J. Pesquisa operacional – Curso introdutório. Editora Atlas S.A., 1991.

  2. Complementar:

    • HILLIER, F. S. Introdução à pesquisa operacional. Ed. Campus, 1988.
    • MIRSHAWKA, V. Aplicações de pesquisa operacional. Ed. Nobel, 1981.
    • ANDRADE, E. L. Introdução à pesquisa operacional: métodos e técnicas para análise de decisão. Ed. LTC, 1989.