Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 32

2019

1.   2019-2019. Abordagens de Ensino Centradas no Estudante: Um Estudo sobre a Aplicação no Ensino de Engenharia de Software
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2019-2019. Avanços no Ensino de Engenharia de Software utilizando Metodologias Ativas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2019-2019. Engenharia de Software em Startups: Estudos de Campo no Brasil
Descrição: Software startups são empresas recém-criadas, sem histórico anterior de operação e cujo objetivo principal é a entrega de produtos de software inovadores e disruptivos de forma rápida. Elas convivem em um ambiente dinâmico, caótico e coberto de incertezas, vivendo sob a constante pressão do mercado e dos concorrentes, ao mesmo tempo em que precisam lidar com a permanente escassez de recursos. Um projeto falho pode colocar sua existência em risco. Devido às características das startups, focadas em entregas rápidas e falhas igualmente rápidas, o processo de gerenciamento do ciclo de vida mais utilizado é o processo ágil e suas variantes lean. Mesmo assim, em geral elas não seguem rigorosamente processo algum, preferindo prototipar rapidamente de modo a testar um produto mínimo viável (MVP). Este projeto visa aprofundar o entendimento sobre as práticas de engenharia de software das startups.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Andreia Malucelli - Integrante / Joselaine Valaski - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2018

1.   2018-2019. Aprendizagem Organizacional em Ecossistemas de Inovação Aberta
Descrição: Para descobrir modelos de negócio inovadores, a abordagem Inovação Aberta recomenda a participação de organizações que fazem Pesquisa Desenvolvimento em ecossistemas empreendedores. Esse tipo de ecossistema permite a troca de conhecimentos entre funcionários e empreendedores de startups. Embora o aprendizado gerado pelo teste de modelo de negócios em mercados reais seja o único resultado apresentado por startups que falham, a qualidade desse tipo de resultado ainda não foi estudada em profundidade. Essa pesquisa propõe, portanto, estudar a Aprendizagem Organizacional implicada na participação em um ecossistema empreendedor. Para tanto, propõe uma série de experimentos de aprendizagem por intermédio de um Laboratório Vivo a ser montado na Copel Distribuição. Cada experimento envolve um ciclo de Pesquisa Ação que visa fortalecer o ecossistema empreendedor paranaense e motivar jovens a empreender no setor elétrico. Os experimentos visam revelar como uma organização aprende pela participação em ecossistemas de Inovação Aberta. O foco da análise serão as atividades conduzidas por funcionários da Copel Distribuição e por jovens empreendedores, tais como desenvolvimento de ideias, modelagem de negócios e mentorias. O projeto fará uma avaliação qualitativa da Aprendizagem Organizacional e, de posse dessa avaliação, tecerá recomendações para a Copel Distribuição sobre como aproveitar melhor a participação em ecossistemas de Inovação Aberta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Andreia Malucelli - Integrante / Fabio Binder - Integrante / Marcos Henrique Marçal Camillo - Integrante / Fabiano Nezello - Integrante / Frederick van Amstel - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Para descobrir modelos de negócio inovadores, a abordagem Inovação Aberta recomenda a participação de organizações que fazem Pesquisa Desenvolvimento em ecossistemas empreendedores. Esse tipo de ecossistema permite a troca de conhecimentos entre funcionários e empreendedores de startups. Embora o aprendizado gerado pelo teste de modelo de negócios em mercados reais seja o único resultado apresentado por startups que falham, a qualidade desse tipo de resultado ainda não foi estudada em profundidade. Essa pesquisa propõe, portanto, estudar a Aprendizagem Organizacional implicada na participação em um ecossistema empreendedor. Para tanto, propõe uma série de experimentos de aprendizagem por intermédio de um Laboratório Vivo a ser montado na Copel Distribuição. Cada experimento envolve um ciclo de Pesquisa Ação que visa fortalecer o ecossistema empreendedor paranaense e motivar jovens a empreender no setor elétrico. Os experimentos visam revelar como uma organização aprende pela participação em ecossistemas de Inovação Aberta. O foco da análise serão as atividades conduzidas por funcionários da Copel Distribuição e por jovens empreendedores, tais como desenvolvimento de ideias, modelagem de negócios e mentorias. O projeto fará uma avaliação qualitativa da Aprendizagem Organizacional e, de posse dessa avaliação, tecerá recomendações para a Copel Distribuição sobre como aproveitar melhor a participação em ecossistemas de Inovação Aberta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Integrante / Frederick van Amstel - Coordenador / Fabiano Nezello - Integrante / Filipe Miguel Cassapo - Integrante / Marcos Henrique Marçal Camillo - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2018-2019. Retrospectiva e tendências do ensino de computação: um panorama nacional e internacional (parte 1)
Descrição: A tecnologia está em constante mudança e todos os dias novas tecnologias, ferramentas, linguagens de programação e serviços são criados. Apesar dos elevados investimentos no setor, a série histórica de pesquisas da ABES aponta para escassez de mão de obra qualificada para o setor de software. Dada esta dinamicidade do setor, aliada à mudança no perfil da sociedade e dos jovens, o ensino em Computação está em constante evolução para garantir a qualificação exigida. Orientações curriculares da ACM e IEEE apontam para a necessidade de alterações nos cursos de computação para contemplar: uma base significativa do mundo real (Estudos de Caso, Atividades Baseadas em Projetos, Projetos de Conclusão de Curso, Exercícios Práticos e Experiência na Indústria); formas de motivar os estudantes usando exemplos interessantes, concretos e convincentes; currículos nos quais vários tipos de conhecimento são aprendidos simultaneamente. Especificamente no que diz respeito à Engenharia de Software, as recomendações apontam que estes cursos precisam se mover para além de um formato de aula tradicional e considerar uma variedade de abordagens de ensino e aprendizagem (PBL - Problem Based Learning, Just-in-Time Learning, Aprendizagem por Falhas - Learning by Failures etc.). Estudos isolados são frequentes na literatura, no entanto, não foi encontrado um estudo que mapeasse, de forma abrangente e profunda, o uso das abordagens para o Ensino de Computação, bem como os resultados efetivamente obtidos com o seu uso, seus erros e acertos, suas lições aprendidas e as perspectivas futuras. Portanto, a pergunta a que este projeto se propõe a responder é: como está sendo realizado o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em Computação? Portanto o objetivo geral do ´projeto é analisar o panorama do ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Computação no Brasil e no exterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Andreia Malucelli - Integrante / Joselaine Valaski - Integrante / Rafaela Otemaier - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: A tecnologia está em constante mudança e todos os dias novas tecnologias, ferramentas, linguagens de programação e serviços são criados. Apesar dos elevados investimentos no setor, a série histórica de pesquisas da ABES aponta para escassez de mão de obra qualificada para o setor de software. Dada esta dinamicidade do setor, aliada à mudança no perfil da sociedade e dos jovens, o ensino em Computação está em constante evolução para garantir a qualificação exigida. Orientações curriculares da ACM e IEEE apontam para a necessidade de alterações nos cursos de computação para contemplar: uma base significativa do mundo real (Estudos de Caso, Atividades Baseadas em Projetos, Projetos de Conclusão de Curso, Exercícios Práticos e Experiência na Indústria); formas de motivar os estudantes usando exemplos interessantes, concretos e convincentes; currículos nos quais vários tipos de conhecimento são aprendidos simultaneamente. Especificamente no que diz respeito à Engenharia de Software, as recomendações apontam que estes cursos precisam se mover para além de um formato de aula tradicional e considerar uma variedade de abordagens de ensino e aprendizagem (PBL - Problem Based Learning, Just-in-Time Learning, Aprendizagem por Falhas - Learning by Failures etc.). Estudos isolados são frequentes na literatura, no entanto, não foi encontrado um estudo que mapeasse, de forma abrangente e profunda, o uso das abordagens para o Ensino de Computação, bem como os resultados efetivamente obtidos com o seu uso, seus erros e acertos, suas lições aprendidas e as perspectivas futuras. Portanto, a pergunta a que este projeto se propõe a responder é: como está sendo realizado o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em Computação? Portanto o objetivo geral do ´projeto é analisar o panorama do ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Computação no Brasil e no exterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante / Joselaine Valaski - Integrante / Otemaier, Kelly Rafaela - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2017

1.   2017-2019. A Dinâmica do Processo de Software e a Relevância da Estratégia em Programas de Melhoria de Processos de Software
Descrição: O uso de abordagens de melhoria de processos de software focadas em níveis de maturidade cresceu no mundo todo desde sua criação, especialmente em função das pressões do mercado e da exigência dos contratantes. Algumas pesquisas buscam entender porque esses modelos não são amplamente adotados pelas empresas de software. O que se constata é que a implementação destas iniciativas é reconhecida como uma atividade complexa, o que leva muitos destes projetos a falhar. Embora existam estudos sobre fatores de continuidade e de abandono para a introdução de um programa de melhoria, ainda resta uma questão importante a ser respondida e que é o objetivo desta pesquisa: o que acontece com uma empresa após a avaliação oficial usando um modelo de maturidade? Por que não é possível identificar uma evolução consistente nos níveis de maturidade? As empresas abandonam apenas o processo de avaliação oficial ou abandonam o programa de melhoria como um todo? Abandonam completamente o processo implantado ou apenas partes dele? O objetivo principal desta pesquisa é, portanto, compreender a dinâmica dos processos de software em programas de melhoria de processos de software após a avaliação usando modelos de maturidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Ana Regina Cavalcanti da Rocha - Integrante / Gleison Santos - Integrante / Andreia Malucelli - Integrante / Regina Albuquerque - Integrante / Paulo Otávio Mussi Augusto - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: O uso de abordagens de melhoria de processos de software focadas em níveis de maturidade cresceu no mundo todo desde sua criação, especialmente em função das pressões do mercado e da exigência dos contratantes. Algumas pesquisas buscam entender porque esses modelos não são amplamente adotados pelas empresas de software. O que se constata é que a implementação destas iniciativas é reconhecida como uma atividade complexa, o que leva muitos destes projetos a falhar. Embora existam estudos sobre fatores de continuidade e de abandono para a introdução de um programa de melhoria, ainda resta uma questão importante a ser respondida e que é o objetivo desta pesquisa: o que acontece com uma empresa após a avaliação oficial usando um modelo de maturidade? Por que não é possível identificar uma evolução consistente nos níveis de maturidade? As empresas abandonam apenas o processo de avaliação oficial ou abandonam o programa de melhoria como um todo? Abandonam completamente o processo implantado ou apenas partes dele? O objetivo principal desta pesquisa é, portanto, compreender a dinâmica dos processos de software em programas de melhoria de processos de software após a avaliação usando modelos de maturidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Coordenador / Regina Albuquerque - Integrante / Gleison Santos - Integrante / Ana Regina Rocha - Integrante / Paulo Otavio Mussi Augusto - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2017-2018. Estudo do Panorama do Ensino na Área de Métodos Ágeis (parte 3)
Descrição: Métodos Ágeis tornaram-se uma alternativa para o desenvolvimento rápido de aplicações. Desde sua origem, no Manifesto Ágil de 2001, seu uso experimentou um crescimento vertiginoso na indústria. Entretanto, o ensino nas universidades parece não ser suficiente para criar as competências necessárias para a execução de algumas atividades do ciclo de desenvolvimento de software. Uma possível causa é a estratégia de ensino adotada que, usualmente, é voltada para a teoria e raramente envolve os estudantes em projetos reais. Outra causa possível é a própria maturidade dos estudantes, que podem ainda não estar envolvidos com projetos reais que demonstrem as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de software nas empresas. Assim, se torna difícil para o estudante perceber a importância de executar adequadamente todo o processo. Porém, não é tão simples para o professor simular problemas reais sem a interação com os clientes. Em alguns casos são utilizados jogos como apoio à simulação destes ambientes e clientes. Com isso, vários questionamentos surgem: Será que as técnicas que estão sendo utilizadas para o ensino de Métodos Ágeis são as mais adequadas? As técnicas utilizadas facilitam o seu entendimento e posteriormente o seu uso na prática? Será que o uso de jogos educacionais, simulando a prática real, podem trazer bons resultados? Há desenvolvimento de jogos educacionais para o ensino e aprendizagem para esta área? Quais os temas que são ensinados por meio de jogos? Quais os avanços neste sentido? Objetivo deste projeto é analisar as tendências da área e do uso de jogos educacionais para o ensino de Métodos Ágeis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Andreia Malucelli - Integrante / Joselaine Valaski - Integrante / Rodolfo Diniz Biazi - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Métodos Ágeis tornaram-se uma alternativa para o desenvolvimento rápido de aplicações. Desde sua origem, no Manifesto Ágil de 2001, seu uso experimentou um crescimento vertiginoso na indústria. Entretanto, o ensino nas universidades parece não ser suficiente para criar as competências necessárias para a execução de algumas atividades do ciclo de desenvolvimento de software. Uma possível causa é a estratégia de ensino adotada que, usualmente, é voltada para a teoria e raramente envolve os estudantes em projetos reais. Outra causa possível é a própria maturidade dos estudantes, que podem ainda não estar envolvidos com projetos reais que demonstrem as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de software nas empresas. Assim, se torna difícil para o estudante perceber a importância de executar adequadamente todo o processo. Porém, não é tão simples para o professor simular problemas reais sem a interação com os clientes. Em alguns casos são utilizados jogos como apoio à simulação destes ambientes e clientes. Com isso, vários questionamentos surgem: Será que as técnicas que estão sendo utilizadas para o ensino de Métodos Ágeis são as mais adequadas? As técnicas utilizadas facilitam o seu entendimento e posteriormente o seu uso na prática? Será que o uso de jogos educacionais, simulando a prática real, podem trazer bons resultados? Há desenvolvimento de jogos educacionais para o ensino e aprendizagem para esta área? Quais os temas que são ensinados por meio de jogos? Quais os avanços neste sentido? Objetivo deste projeto é analisar as tendências da área e do uso de jogos educacionais para o ensino de Métodos Ágeis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante / Joselaine Valaski - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2017-2019. Levantamento Nacional sobre a Adoção de Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software
Descrição: Os métodos ágeis de desenvolvimento de software surgiram no início dos anos 2000 com o objetivo de entregar software de qualidade. Mas, mais do que isso, este movimento surgiu em resposta a uma necessidade de se responder rapidamente ao mercado, criando software rapidamente, e que agregue valor ao cliente. Dessa forma, o manifesto que formalizou o surgimento de tais métodos enfatizou que o desenvolvimento de software deve priorizar indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas; software em funcionamento, mais do que documentação abrangente; colaboração com cliente, mais do que negociação de contratos; e responder a mudanças, mais do que seguir um plano. A grande variedade de métodos existentes, com suas diferentes práticas, e o forte foco nos princípios ágeis, torna a adoção de métodos ágeis para desenvolvimento de software um processo bastante idiossincrático. Organizações customizam fortemente os métodos, adotando e abandonando práticas com muita naturalidade. Dessa forma, ser ?ágil? em desenvolvimento de software envolve mais do que adotar métodos. É um conjunto de práticas que evoluem de forma dinâmica e levam a obtenção de resultados específicos. Neste contexto, o projeto de pesquisa tem como objetivo obter o entendimento da adoção dos métodos ágeis no Brasil. Propõe-se a realização de um levantamento nacional para identificação de quais métodos, princípios e práticas têm sido adotados, além do entendimento das razões, dos efeitos e dos desafios da adoção, visando auxiliar o mercado nacional a identificar oportunidades de melhorias e sua auto-qualificação baseada nos resultados encontrados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Integrante / Rafaela Fontana - Coordenador / Rafael Romualdo Wandresen - Integrante / Sabrina dos Santos Marczak - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2016

1.   2016-2019. Estudo da Maturidade no Desenvolvimento de Software de Empresas que Utilizam Métodos Ágeis no Contexto de Avaliação por Modelos de Maturidade
Descrição: Ao longo dos anos cresceu o uso de modelos de maturidade como forma de guiar a melhoria de processos de software e prover a base para uma avaliação da organização. Paralelamente, empresas perceberam a necessidade de simplificar e desburocratizar os seus processos, de mofo a acompanhar a rápida evolução das necessidades do mercado de TI. Este movimento produziu uma geração de métodos denominados ágeis. No entanto, conforme demonstram nossas pesquisas, embora empresas ágeis também tenham obtido avaliações positivas em níveis de maturidade, estes dois mundo partem de premissas muito diferentes. Mas se os conceitos sobre maturidade divergem tanto entre estas duas comunidades, como é possível que práticas de métodos ágeis sejam sustentáveis dentro de um ambiente que reforça o caminho prescritivo? Isto nos levou à delimitação da questão principal a ser respondida por este projeto que é "como as empresas que utilizam métodos ágeis e que foram avaliadas de acordo com modelos de referência baseados em maturidade se comportam em relação à evolução dos seus processos após a avaliação oficial?". Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Andreia Malucelli - Integrante / Regina Albuquerque - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2016-2019. Estudo dos Mecanismos utilizados para a Implementação da Gestão do Conhecimento em Empresas Avaliadas de Acordo com Modelos de Maturidade Tradicionais e que utilizam Métodos Ágeis
Descrição: Embora diversas empresas avaliadas de acordo com modelos de maturidade utilizem métodos ágeis, pesquisas sobre o amadurecimento de organizações puramente ágeis demonstram que o caminho seguido para o amadurecimento, nestes casos, é bem diferente do proposto nos modelos de maturidade mais tradicionais. As empresas puramente ágeis seguem um percurso diferente e menos prescritivo do que o previsto nos modelos e que esta trajetória está mais baseada em outcomes, ou seja, em resultados. Existe uma série de fatores que colaboram para que uma organização se mantenha no caminho da melhoria, enquanto existe também um outro conjunto de fatores que colabora para o abandono do processo de melhoria e até mesmo do próprio processo inicialmente definido. Com isso surge o interesse em se conhecer o quanto uma empresa avaliada ?corrompe? seus valores ágeis para se ?encaixar? nos modelos tradicionais, especialmente para atender a requisitos que envolvem as pessoas, seus conhecimentos tácitos e explícitos, envolvidos em todo o processo de Gestão do Conhecimento que estão contemplados nestes modelos. Neste contexto, este projeto tem como objetivo principal compreender os mecanismos utilizados para a implementação da Gestão do Conhecimento em empresas avaliadas de acordo com modelos de maturidade tradicionais e que utilizam métodos ágeis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2016-2019. Utilização de Challenge Based Learning (CBL) e Reflective Practice em um ambiente educacional baseado em Ateliê de Software
Descrição: A demanda por aplicativos móveis tem crescido e com ela o desafio de capacitar estudantes para atuar neste mercado, bem como despertá-los para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Uma das formas encontradas para vencer este desafio tem sido o ensino em um ambiente de Ateliê de Software, baseado na metodologia ativa Challenge Based Learning (CBL), acompanhado da Reflective Practice, utilizando seções de Design Critique. O ambiente está implantado na PUCPR e vem sendo utilizado como laboratório para a experimentação de novas formas de seleção, retenção e ensino de estudantes. Faz parte do escopo deste projeto a análise do perfil híbrido do devigner (developer + designerI), bem como a análise do uso da prática reflexiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Andreia Malucelli - Coordenador / Fabio Binder - Integrante / Frederick van Amstel - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: A demanda por aplicativos móveis tem crescido e com ela o desafio de capacitar estudantes para atuar neste mercado, bem como despertá-los para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Uma das formas encontradas para vencer este desafio tem sido o ensino em um ambiente de Ateliê de Software, baseado na metodologia ativa Challenge Based Learning (CBL), acompanhado da Reflective Practice, utilizando seções de Design Critique. O ambiente está implantado na PUCPR e vem sendo utilizado como laboratório para a experimentação de novas formas de seleção, retenção e ensino de estudantes. Faz parte do escopo deste projeto a análise do perfil híbrido do devigner (developer + designerI), bem como a análise do uso da prática reflexiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante / Fábio Vinicius Binder - Integrante / Frederick van Amstel - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2015

1.   2015-2017. Da academia para a indústria: 5 anos do modelo de maturidade para serviços MPS-SV
Descrição: O mercado de Tecnologia da Informação representa 3,3% do PIB brasileiro. Produtividade e qualidade são fundamentais para o crescimento do setor. O Modelo MR-MPS-SV representa uma forma de conduzir a melhoria de processos no setor de serviços de TI, permitindo a evolução gradual da empresa em níveis de maturidade. No entanto, não foram identificados estudos que apontem as reais melhorias obtidas com o seu uso. O objetivo deste trabalho é compreender os benefícios alcançados por empresas que foram avaliadas oficialmente usando o MR-MPS-SV como referência, bem como identificar as principais dificuldades enfrentadas na implantação e na manutenção da melhoria. O estudo foi feito baseado em um survey conduzido com as empresas avaliadas. Os resultados apontam para melhorias significativas em produtividade, qualidade do serviço prestado, imagem da organização perante os cientes e lucratividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Coordenador / Regina Albuquerque - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2015-2017. Da academia para a indústria: efeitos sobre o uso do modelo de maturidade para serviços MPS-SV
Descrição: O mercado de Tecnologia da Informação representa 3,3% do PIB brasileiro. Produtividade e qualidade são fundamentais para o crescimento do setor. O Modelo MR-MPS-SV representa uma forma de conduzir a melhoria de processos no setor de serviços de TI, permitindo a evolução gradual da empresa em níveis de maturidade. No entanto não foram identificados estudos que apontem as reais melhorias obtidas com o seu uso. O objetivo deste trabalho é compreender os benefícios alcançados por empresas que foram avaliadas oficialmente usando o MR-MPS-SV como referência, bem como identificar as principais dificuldades enfrentadas na implantação e na manutenção da melhoria. O estudo foi feito baseado em um survey conduzido com as empresas avaliadas. Os resultados preliminares apontam para melhorias significativas em produtividade, qualidade do serviço prestado, imagem da organização perante os cientes e lucratividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Andreia Malucelli - Integrante / Regina Albuquerque - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2014

1.   2014-2016. Intelligent Knowledge Libraries: exploiting new ICT technologies for improved Manufacturing Intelligence
Descrição: Competitive manufacturing industry must be able to react to change and to understand the balance of possible options when making decisions on complex multi-faceted problems. To meet this demand engineering companies are implementing more and more sophisticated information systems as a major investment towards maintaining competitive advantage and as a route to managing the increasing complexity of their products, services and systems. However the tightly focused configuration methods currently employed do not fit well with the knowledge sharing requirements of dynamic collaborative engineering. This requires knowledge representation methods that can support the needs of individual skill groups while supporting the need for knowledge sharing across groups. This research program will target new Information Communication Technologies (ICT) and methods that have the potential to extend information sharing to a richer knowledge sharing base which can support the capture, sharing, and verification of multiple sources of manufacturing knowledge thereby offering a source of manufacturing intelligence. This, we believe, is a fundamental requirement for future dynamic manufacturing decision support systems. This project proposal takes the view that effective multi-disciplinary knowledge sharing support can be achieved through the application of emerging formal logic techniques that can support the both the semantic requirements of interoperation across manufacturing systems as well as the ability to enhance the necessary ontologies with multi-domain knowledge, thereby providing a set of intelligent knowledge libraries which can be exploited to provide substantial improvements to the level of Manufacturing Intelligence that can be achieved. Keywords: Ontology, Semantic Interoperability, Intelligent Knowledge Libraries, Software Engineering, Decision Support Systems, Multi-Agent Systems.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Andreia Malucelli - Integrante / Osiris Canciglieri Junior - Coordenador / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Robert I. M. Young - Integrante / Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa - Integrante / Dani Juliano Czelusniak - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Yongxin Liao - Integrante / Radmehr P. Monfared - Integrante / Yee Mey Goh - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Competitive manufacturing industry must be able to react to change and to understand the balance of possible options when making decisions on complex multi-faceted problems. To meet this demand engineering companies are implementing more and more sophisticated information systems as a major investment towards maintaining competitive advantage and as a route to managing the increasing complexity of their products, services and systems. However the tightly focused configuration methods currently employed do not fit well with the knowledge sharing requirements of dynamic collaborative engineering. This requires knowledge representation methods that can support the needs of individual skill groups while supporting the need for knowledge sharing across groups. This research program will target new Information Communication Technologies (ICT) and methods that have the potential to extend information sharing to a richer knowledge sharing base which can support the capture, sharing, and verification of multiple sources of manufacturing knowledge thereby offering a source of manufacturing intelligence. This, we believe, is a fundamental requirement for future dynamic manufacturing decision support systems. This project proposal takes the view that effective multi-disciplinary knowledge sharing support can be achieved through the application of emerging formal logic techniques that can support the both the semantic requirements of interoperation across manufacturing systems as well as the ability to enhance the necessary ontologies with multi-domain knowledge, thereby providing a set of intelligent knowledge libraries which can be exploited to provide substantial improvements to the level of Manufacturing Intelligence that can be achieved. Keywords: Ontology, Semantic Interoperability, Intelligent Knowledge Libraries, Software Engineering, Decision Support Systems, Multi-Agent Systems.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Integrante / Osiris Canciglieri Junior - Coordenador / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Robert I. M. Young - Integrante / Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa - Integrante / Dani Juliano Czelusniak - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Yongxin Liao - Integrante / Radmehr P. Monfared - Integrante / Yee Mey Goh - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2014-2019. Processo de Software baseado na Uml Executável para Desenvolvimento de Aplicativos para a Web
Descrição: A proposta do MDD é que os modelos sejam criados e anotados com todas as propriedades e informações necessárias para que implementem corretamente os requisitos. Depois disso, eles geram código automaticamente a partir de seus modelos e compilam o código gerado para produzir um binário da aplicação. Entretanto, o código-fonte gerado muitas vezes não é completo, sendo necessário que desenvolvedores atualizem os códigos-fonte e isto faz com que os modelos e o código-fonte fiquem discrepantes. Para ajudar a resolver a lacuna existente entre os modelos e os códigos-fonte, foi criado o conceito de UML Executável, que permite aos desenvolvedores descrever com precisão modelos executáveis que podem ser compilados ou traduzidos para as linguagens de programação menos abstratas, e que podem ser implementados em várias plataformas para aplicação específica. Após a criação dos padrões Foundational Subset for Executable UML Models (fUML), que fornece a base semântica para os modelo executáveis, e o Action Language for fUML (Alf), que define as ações de modo textual, o comportamento dos modelos e a parte algorítmica, já é possível implementar o Desenvolvimento Dirigido a Modelos em sua totalidade. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um processo de software para a implementação do Desenvolvimento Dirigido a Modelos, utilizando o fUML e o Alf como técnicas centrais no processo de software.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante / Wilian Stancke - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2013

1.   2013-2019. Ambiente para Alta Maturidade em Desenvolvimento de Software baseado em Sistemas Multi-Agentes
Descrição: Devido as dificuldades das empresas desenvolvedoras de software na utilização de ferramentas de controle estatístico de processos (CEP) para aplicação na melhoria de processos de alta maturidade, faz-se necessário o desenvolvimento de um ambiente que forneça apoio a estas atividades. Sistemas multi-agentes podem ser uma forma de realizar o apoio necessário as atividades de análise de estabilidade do processo, avaliação de causas comuns e especiais, análise de capacidade do processo, bem como a concepção de modelos de desempenho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Coordenador / Kelly Landolfi Bettio - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2013-2019. Ambiente Semântico para Apoiar o Processo de Elicitação de Requisitos de Software
Descrição: No desenvolvimento de um software a área Engenharia de Requisitos fornece os mecanismos necessários para analisar as reais necessidades do cliente. A primeira atividade prevista neste processo é a elicitação de requisitos. Embora existam diversas técnicas para a elicitação de requisitos, elas ainda são bastante informais e o sucesso delas depende da experiência dos recursos humanos envolvidos. Neste sentido, um modelo conceitual pode ser um importante instrumento para facilitar a comunicação, estabelecer consenso entre os termos e ajudar a compreensão de um domínio. No entanto, o modelo conceitual, deve ser representado em uma linguagem suficientemente expressiva que potencialize os benefícios de um modelo conceitual. A OntoUML é uma linguagem ontologicamente fundamentada proposta com estes objetivos. Porém, a construção de um modelo conceitual ontologicamente fundamentado, não é um tarefa trivial, principalmente para profissionais menos experientes. Neste contexto, esta pesquisa propõe um ambiente semântico para apoiar o usuário em todas as atividades do processo de elicitação de requisitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante / Joselaine Valaski - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2013-2017. Derivação de Requisitos Funcionais a partir de Descrições de Domínio
Descrição: No desenvolvimento de um software a área Engenharia de Requisitos fornece os mecanismos necessários para analisar as reais necessidades do cliente. A primeira atividade prevista neste processo é a elicitação de requisitos. Embora existam diversas técnicas para a elicitação de requisitos, elas ainda são bastante informais e o sucesso delas depende da experiência dos recursos humanos envolvidos. Neste sentido, um modelo conceitual pode ser um importante instrumento para facilitar a comunicação, estabelecer consenso entre os termos e ajudar a compreensão de um domínio. No entanto, o modelo conceitual, deve ser representado em uma linguagem suficientemente expressiva que potencialize os benefícios de um modelo conceitual. A OntoUML é uma linguagem ontologicamente fundamentada proposta com estes objetivos. Porém, a construção de um modelo conceitual ontologicamente fundamentado, não é um tarefa trivial, principalmente para profissionais menos experientes. Neste contexto, esta pesquisa propõe um ambiente semântico para apoiar o usuário em todas as atividades do processo de elicitação de requisitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Andreia Malucelli - Coordenador / Joselaine Valaski - Integrante.
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4.   2013-2015. Maturidade em Desenvolvimento Ágil de Software
Descrição: Maturidade em desenvolvimento de software é definida, atualmente, por modelos como o CMMI-DEV e a Norma Interacional ISO/IEC 15504, os quais enfatizam a necessidade de gerenciar, estabelecer, mensurar e otimizar processos. As equipes que implementam estes frameworks são guiadas por processos definidos e detalhados. No entanto, um número cada vez maior de equipes têm implementado métodos de desenvolvimento de software ágeis, que privilegiam o gerenciamento de pessoas, ao invés de processos. Então, o que é maturidade para estas equipes ágeis, que não trabalham com processos definidos e detalhados? Estudos iniciais de campo, realizados por meio de survey com praticantes de métodos ágeis, demonstraram que estes participantes não enxergam a maturidade como definição e gerenciamento quantitativo de processos. Maturidade em desenvolvimento ágil está mais relacionada com aspectos mais subjetivos como colaboração, comunicação, comprometimento, auto-organização, entre outros. Este projeto de pesquisa visa investigar o que, afinal, define maturidade em desenvolvimento ágil de software.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Malucelli, Andreia - Integrante / Rafaela Fontana - Integrante. Número de produções C, T A: 8
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Maturidade em desenvolvimento de software é definida, atualmente, por modelos como o CMMI-DEV e a Norma Interacional ISO/IEC 15504, os quais enfatizam a necessidade de gerenciar, estabelecer, mensurar e otimizar processos. As equipes que implementam estes frameworks são guiadas por processos definidos e detalhados. No entanto, um número cada vez maior de equipes têm implementado métodos de desenvolvimento de software ágeis, que privilegiam o gerenciamento de pessoas, ao invés de processos. Então, o que é maturidade para estas equipes ágeis, que não trabalham com processos definidos e detalhados? Estudos iniciais de campo, realizados por meio de survey com praticantes de métodos ágeis, demonstraram que estes participantes não enxergam a maturidade como definição e gerenciamento quantitativo de processos. Maturidade em desenvolvimento ágil está mais relacionada com aspectos mais subjetivos como colaboração, comunicação, comprometimento, auto-organização, entre outros. Este projeto de pesquisa visa investigar o que, afinal, define maturidade em desenvolvimento ágil de software. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Coordenador / Rafaela Fontana - Integrante.
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2012

1.   2012-2014. Investigação dos fatores facilitadores e inibidores da continuidade do uso de programas de melhoria de processos
Descrição: Programas de Melhoria de Processos de Software (MPS) têm sido implementados nas organizações com o objetivo de promover ajustes nos seus processos de produção de software, de modo que possam obter maior vantagem competitiva. Como forma de guiar estas melhorias, diversos modelos baseados no conceito de maturidade e capacidade foram desenvolvidos e vêm sendo utilizados (CMMI-DEV, MR-MPS-SW, ISO/IEC 15504 etc.). Muitas organizações optam por orientar-se por estes modelos e, além disto, submeter-se a um processo de avaliação que lhes atribui um nível de maturidade. Este resultado obtido tem uma validade estipulada (em geral de 3 anos), período após o qual a organização deve submeter-se novamente a uma avaliação. Sabe-se, no entanto, que diversas organizações optam por não renovar sua avaliação. Algumas delas, mesmo não se submetendo novamente a uma avaliação, continuam a utilizar as práticas inicialmente adotadas e outras, no entanto, as abandonam ao longo do tempo. O objetivo deste projeto é desenvolver pesquisas para compreender os fatores que motivam as organizações a continuar utilizando as práticas implementadas, bem como os fatores que as levam a abandonar o programa de melhoria. Os resultados serão úteis para que as empresas possam planejar mais adequadamente os seus programas de melhoria, buscando minimizar os fatores que possam levar ao fracasso do programa ao longo do tempo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Malucelli, Andreia - Integrante / Regina Albuquerque - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Programas de Melhoria de Processos de Software (MPS) têm sido implementados nas organizações com o objetivo de promover ajustes nos seus processos de produção de software, de modo que possam obter maior vantagem competitiva. Como forma de guiar estas melhorias, diversos modelos baseados no conceito de maturidade e capacidade foram desenvolvidos e vêm sendo utilizados (CMMI-DEV, MR-MPS-SW, ISO/IEC 15504 etc.). Muitas organizações optam por orientar-se por estes modelos e, além disto, submeter-se a um processo de avaliação que lhes atribui um nível de maturidade. Este resultado obtido tem uma validade estipulada (em geral de 3 anos), período após o qual a organização deve submeter-se novamente a uma avaliação. Sabe-se, no entanto, que diversas organizações optam por não renovar sua avaliação. Algumas delas, mesmo não se submetendo novamente a uma avaliação, continuam a utilizar as práticas inicialmente adotadas e outras, no entanto, as abandonam ao longo do tempo. O objetivo deste projeto é desenvolver pesquisas para compreender os fatores que motivam as organizações a continuar utilizando as práticas implementadas, bem como os fatores que as levam a abandonar o programa de melhoria. Os resultados serão úteis para que as empresas possam planejar mais adequadamente os seus programas de melhoria, buscando minimizar os fatores que possam levar ao fracasso do programa ao longo do tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Sheila Reinehr - Coordenador / Regina Albuquerque - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2011

1.   2011-2019. Aplicações da Tecnologia da Informação na área da Saúde
Descrição: Com o uso cada vez mais frequente dos recursos tecnológicos, o profissional da área da saúde necessita desenvolver competências a respeito da área, assim como utilizar de técnicas que possam enriquecer e ampliar a sua prática profissional. Este projeto tem como objetivo aplicar técnicas computacionais, com ênfase na área de Inteligência Artificial, para auxiliar na aquisição, organização e análise dos dados necessários a definição de problemas e riscos para a saúde, além de contribuir para a produção de conhecimentos acerca da saúde e dos assuntos a ela relacionados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Marcia Regina Cubas - Integrante / Carina Carvalho - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2010

1.   2010-2019. Avaliação de um Sistema Computacional para Auxílio ao Raciocínio Diagnóstico Individual e Coletivo com Uso da CIPE/CIPES
Descrição: A informática na Enfermagem representa um novo paradigma para a educação, espaço em que o uso de recursos multimídia permite desenvolver o processo didático, superando o mero uso do computador. A utilização de ambientes de aprendizagem pode motivar o estudante, bem como facilitar a inclusão digital de alunos de Enfermagem. Docentes relatam que novas tecnologias devem ser assimiladas, no entanto assinalam a necessidade de reflexão sobre a intenção e os valores incorporados a elas. Reforçam, também, que as tecnologias de informação para o ensino-aprendizagem não deve ser usadas ingenuamente, devendo haver espaço para reflexões críticas acerca das mesmas. A avaliação de uma ferramenta pedagógica deve estar relacionada a uma teoria compatível com o objetivo da aprendizagem e este estudo busca subsídios nos componentes fundamentais da Teoria Social de Aprendizagem: o significado; a prática; a comunidade; e a identidade. Considera, também, que a inclusão de inovações no ensino deve estar em consonância com a proposta pedagógica. Esta pesquisa pretende dar continuidade ao processo de investigação ora citado, partindo das seguintes questões: Quais os significados dos discursos produzidos sobre a intenção e os valores inseridos na inclusão de tecnologia computacional para auxílio ao ensino do processo de raciocínio diagnóstico com alunos de enfermagem? Existe correlação entre estes significados e os componentes fundamentais da Teoria Social da Aprendizagem? Tem como objetivo geral: Analisar os significados dos discursos produzidos sobre a intenção e os valores inseridos na inclusão de tecnologia computacional de auxílio ao ensino do processo de raciocínio diagnóstico na enfermagem e sua correlação com componentes fundamentais da Teoria Social da Aprendizagem. Seus objetivos específicos são: identificar as convergências e divergências entre os discursos oriundos de docentes e discentes de duas escolas de enfermagem; e identificar, no espaço singular de aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Andreia Malucelli - Integrante / Marcia Regina Cubas - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2010-2016. Proposta de um modelo para especificação de softwares para apoio ao processo de ensino e aprendizagem
Descrição: Jogos digitais educacionais têm se tornado uma alternativa para aquisição do conhecimento e habilidades necessárias e pode ser uma alternativa interessante, principalmente para pequenas e médias empresas. Ao vivenciar experiências no mundo virtual, que se assemelham a situações do mundo real, o participante não apenas adquire os conhecimentos teóricos necessários, mas também a oportunidade de colocá-los em prática, de forma simulada. Com isso surge a necessidade de se desenvolver jogos digitais educacionais aplicados a Engenharia de Software, porém, é necessário que seja criado um modelo que possibilite a interação de concepções pedagógicas juntamente com o processo de desenvolvimento de jogos, assim como o desenvolvimento de um framework apropriado para a área. Em uma segunda fase este framework foi transformado em uma linha de processos de software, compreendendo também o desenvolvimento de jogos educacionais para a comunidade surda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Andreia Malucelli - Coordenador / Fabio Binder - Integrante / João Coelho Neto - Integrante / José Eduardo Lino - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Jogos digitais educacionais têm se tornado uma alternativa para aquisição do conhecimento e habilidades necessárias e pode ser uma alternativa interessante, principalmente para pequenas e médias empresas. Ao vivenciar experiências no mundo virtual, que se assemelham a situações do mundo real, o participante não apenas adquire os conhecimentos teóricos necessários, mas também a oportunidade de colocá-los em prática, de forma simulada. Com isso surge a necessidade de se desenvolver jogos digitais educacionais aplicados a Engenharia de Software, porém, é necessário que seja criado um modelo que possibilite a interação de concepções pedagógicas juntamente com o processo de desenvolvimento de jogos, assim como o desenvolvimento de um framework apropriado para a área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Sheila Reinehr - Integrante / João Coelho Neto - Integrante / Fábio Vinicius Binder - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2009

1.   2009-2011. Análise dos Eventos Adversos Locais Pós-Vacinação Relacionados aos Imunobiológicos Injetáveis
Descrição: Projeto que tem por objetivo geral: Avaliar a dimensão dos eventos adversos locais pós-vacinação relacionados aos imunobiológicos injetáveis. Como objetivos específicos: Identificar a prevalência de eventos adversos locais relacionados a vacinas injetáveis; Verificar a evolução dos casos de eventos adversos locais; Extrair padrões, por meio de KDD, capazes de auxiliar na análise da dimensão dos eventos adversos locais pós-vacinação relacionados aos imunobiológicos injetáveis. Parte do contexto de que eventos locais relacionados ao processo de administração de imunobiológicos são passíveis de intervenção a um curto prazo, pois se referem a técnicas básicas de enfermagem relacionadas à aplicação de vacinas Intramusculares (IM), Subcutâneas (SC) ou Intra-dérmicas (ID). É objeto de organização do processo de trabalho e da educação continuada da equipe de enfermagem, bem como se relacionam diretamente à organização dos serviços de saúde. No entanto, faz-se necessário reconhecer a existência do problema para tornar as intervenções mais eficazes e o processo de KDD pode ser útil para este reconhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Marcia Regina Cubas - Integrante / Maicon Cleiton Zotto - Integrante / Rodrigo Gerra Leal - Integrante / Samuel Alencar da Silva - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2009-2019. Aprendizagem Organizacional Aplicada ao Processo de Desenvolvimento de Software - Criação e Compartilhamento de Conhecimento
Descrição: Nos últimos anos, as organizações passaram a valorizar cada vez mais a experiência e o know-how de seus funcionários, ou seja, o seu conhecimento. Este conhecimento é aplicado de diversas formas nas rotinas, práticas de produção e nos relacionamentos da empresa. Assim, surge o desafio de criar e implantar processos que gerem, armazenem, organizem, disseminem e apliquem o conhecimento produzido e utilizado na empresa de modo sistemático, explícito, confiável e acessível à comunidade da organização. No entanto, para alcançar tal objetivo, é necessário que este conhecimento, muitas vezes na propriedade de um único indivíduo, se dissemine. O objetivo deste projeto é a definição de um processo de aprendizagem organizacional para engenharia de software, de maneira que integrantes da equipe de desenvolvimento possam aprender, compartilhar e criar conhecimento de forma sistêmica. Para atingir este objetivo serão utilizadas técnicas de inteligência artificial aplicadas sobre os conhecimentos tácitos e explícitos, assim como para melhorar a comunicação entre as pessoas envolvidas em projetos de software.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Andreia Malucelli - Coordenador. Número de orientações: 2
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2009-2019. Melhoria da Qualidade no Desenvolvimento de Software em Pequenas e Médias Empresas
Descrição: Pequenas e médias empresas (PMEs) constituem a grande maioria de empresas que desenvolvem software no Brasil. A taxa de mortalidade neste segmento é muito elevada especialmente devido à dificuldade destas empresas em investir em projetos de melhoria organizacional que resultem em redução de retrabalho, melhora da produtividade e maior lucratividade. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de processos, técnicas e ferramentas que visem a apoiar as PMEs, de modo a torná-las mais produtivas e, conseqüentemente, aumentar sua permanência no mercado, reduzindo a taxa de mortalidade, que gira atualmente em torno de dois anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Coordenador / Andreia Malucelli - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 4
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2008

1.   2008-2012. Desafios do aumento da maturidade em organizações de desenvolvimento de software: Integração de soluções para avanços em Qualidade de Software
Descrição: O projeto tem como objetivo principal a cooperação técnica entre os grupos interno e externo através de pesquisas que levem ao desenvolvimento de soluções de apoio a implantação das práticas requeridas pelos níveis mais altos de maturidade e qualidade em software de acordo com os principais modelos referenciados pela academia e adotados na indústria atualmente, como a iniciativa nacional MPS.BR e o modelo CMMI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (9) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Ana Regina Cavalcanti da Rocha - Integrante / Ricardo Falbo - Integrante / Gleison Santos - Integrante / Leonardo Murta - Integrante / Tayana Conte - Integrante / Carla Alessandra Lima Reis - Coordenador. Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2008-2012. Estratégia e Inovação em Empresas de TI e seus desdobramentos nas organizações
Descrição: Objetivo geral do projeto é formar uma rede de pesquisa coopertiva na área de Gestão da TI entre as instituições proponentes ? USP, UFOP e PUC/PR. OS objetivos specíficos são: Formação de mestres e doutores em Engenharia de Produção na área de Gestão de TI; Estimular a consolidação da atividade de pesquisa (Gestão de TI) nas instituições proponentes; Criar e reformular disciplinas de pós graduação que tratem do tema Gestão da TI sob o enfoque da Estratégia de Inovação; Avaliar a Estratégia de Inovação nas empresas de TI destacando o esforço de inovação de produtos e de processos; Comparar as atividades sócio-econômicas realizadas das empresas de TI localizadas nas regiões das instituições proponentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (13) Doutorado: (8) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Fernando José Barbin Laurindo - Coordenador / Luiz Márcio Spinosa - Integrante / Renato Moraes - Integrante / Andreia Malucelli - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2008-2010. Pesquisa de Qualidade e Produtividade no Setor de Software no Brasil (UNESCO/MCT)
Descrição: O objetivo do projeto é a realização da pesquisa "Qualidade e Produtividade no Setor de Software no Brasil", além do desenvolvimento de uma ferramenta computacional de apoio à coleta e análise de resultados. A pesquisa, conduzida a cada 2 anos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, visa mapear a evolução sobre o conhecimento e uso das melhores práticas em Engenharia de Software no país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Sheila dos Santos Reinehr - Integrante / Marco Antonio Paludo - Integrante / Luiz Márcio Spinosa - Coordenador / Anselmo Chaves Neto - Integrante. Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Remuneração. Número de produções C, T A: 4
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2007

1.   2007-2009. Inteligência Artificial aplicada à Elegibilidade de Doadores para Transplantes Renal
Descrição: Este projeto tem como objetivo utilizar técnicas de Inteligência Artificial como uma ferramenta para melhorar e agilizar o processo de tomada de decisão de uma equipe transplantadora de rins. Os resultados serão comparados com transplantes já realizados para que seja possível avaliar os resultados e validar as técnicas utilizadas, além de ser validados por especialistas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Carlos Fernandes Alves - Integrante / Francisco Reinaldo - Integrante / Rui Camacho - Integrante / Md. Anishur Rahman - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2007-2010. Uso de Técnicas Computacionais para Classificação de Microáreas Homogêneas de Risco
Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar, com o auxílio de técnicas computacionais, regras referentes às condições do ambiente físico para a classificação de microáreas de risco. Com isso, esta classificação poderá ser realizada de maneira mais rápida, menos subjetiva, mantendo um padrão entre as equipes de saúde, superando a influência da percepção particular de cada componente da equipe.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Laudelino Bastos - Integrante / Emerson Paraíso - Integrante / Marcia Regina Cubas - Integrante / Deborah Ribeiro Carvalho - Integrante / Altair Von Stein - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2006

1.   2006-2010. Compondo uma Nova Geração de Sistemas Classificatórios para as Práticas de Enfermagem
Descrição: Espera-se obter como resultado desta pesquisa um sistema classificatório multiaxial, composto de conceitos que possua regras explícitas para combinações válidas entre seus eixos. Este sistema deverá ser utilizado como apoio ao raciocínio diagnóstico de enfermagem com potencial implantação na assistência bem como na docência. Diante do exposto a questão norteadora deste estudo é: Pode um sistema computacional, com uso da CIPE® / CIPESC®, auxiliar o raciocínio do enfermeiro rumo à construção de diagnósticos individuais e coletivos?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Andreia Malucelli - Coordenador / Marcia Regina Cubas - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.


(*) Relatório criado com produções desde 1996 até 2019
Data de processamento: 02/05/2019 10:47:23