PLC – Power Line Communication

Equipe: Javier Antônio Ramos Ortiz

                Luiz Antônio Calliari Filho

Introdução

PLC ou Power Line Communication, é uma tecnologia desenvolvida a aproximadamente 10 anos que tem como objetivo enviar sinais através da rede elétrica, sem que os mesmos interfiram no próprio sinal da rede ou no funcionamento dos aparelhos ligado a mesma. Existem 2 tipos de PLC, a primeira é a chamada indoor, que faz referencia ao circuito interno, e o outdoor, que faz referência as redes de transmissão pública externas. Seu princípio é envias sinais em uma faixa de freqüência que se diferencie dos 60Hz, sendo geralmente na casa dos 1M – 30 MHz (ou até mesmo na faixa dos KHz). Por utilizar a própria rede elétrica do local, o PLC possibilita que não seja necessário passar uma nova fiação ou compartilhar o espaço físico da já existente, tornando assim cada tomada como um ponto de acesso, além de que mesmo que não esteja passando corrente elétrica pela fiação é possível enviar um sinal pela rede. Mas existem desvantagens para a mesma, pois qualquer outros componentes ligados a rede podem causar interferência, pois compartilha a sua banda de TX com outras interfaces.

OBJETIVOS

·         Projetar um transmissor e um receptor (Power Line Communications) de dados por meio da rede elétrica.

·         Implementar e testar o sistema.

·         Criar um protocolo de comunicação que possibilite a decodificação entre o transmissor e o receptor sem haver conflito entre eles.

·         Implementar o protocolo criado, com um microcontrolador de forma a poder facilmente ser convertido para outra qualquer aplicação.

DESCRIÇÃO BÁSICA DO SISTEMA

Uma informação, que estará em uma CPU irá, para um uC(MSP430) que terá como função modular e enviar serialmente para a interface TX. Está interface (uC-Rede) será composta basicamente de um DAC, um indutor com núcleo de ferrite, 2 diodos Zenner, 1 capacitor e um resistor  que serão ligados diretamente a rede. Por sua vez o sinal estará navegando pela fiação elétrica interna do prédio/sala usando o sinal da rede como portadora, assim sendo poderá ser demodulado de qualquer outra interface (tomada).

        A “leitura” do sinal será feita pela Interface RX, composta pelos mesmos componentes da interface TX que terá a função fazer a interface rede-uC. Já o segundo uC irá ser responsável pela demodulação do sinal e deverá enviá-lo para uma tela de LCD ou uma outra CPU.

Diagrama do Projeto­­­


 

MSP430:

Interface

DAC de 8 bits

 


 

Sistema para acoplar o circuito a rede elétrica.

IT800 Line Coupler (IT800-AN-013-R1.5)


 

Ligação entre o Port3 do MSP430 com o DAC

Código fonte

Conclusão

O trabalho foi incompleto, pois devido ao pouco tempo apresentado para se aprender a mexer com o uP MSP430, entender o princípio da modulação, assim como conseguir implementar  de forma computacional e conseguir demodular o sinal recebido. Porém houveram pontos como a interface que se comportaram de forma esperada como a interface sugerida pela Ytran.

Referências

http://focus.ti.com/docs/solution/folders/print/502.html